sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Telefonias 11 Nov. 09

. Palavra do dia.

Mamata
(mamar + -ata) s. f.

1. Empresa ou administração pública em que políticos e funcionários protegidos auferem lucros ilícitos.

2. Exploração ou lucro que resulta de suborno ou tráfico de influências. = comilagem, ladroagem

3. Pop. Negociata, roubo.

4. Emprego lucrativo sem grande esforço. = , mama, sinecura, teta, tribuneca, veniaga

5. Ganho ou coisa pouco lícita. = expediente, marosca

6. Propina.

7. Comezaina.

In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa on line .



D. Ximenes Belo, antigo Bispo de Díli e Nobel da Paz, chega hoje à Madeira para presidir ao lançamento do livro “Gentio de Timor” e participar em várias iniciativas oficiais.

A D. Ximenes Belo é uma das personalidades timorenses mais notáveis do nosso tempo, ligadas ao processo de independência de Timor-Leste, tendo recebido o Nobel da Paz em 1996, juntamente com Ramos Horta.
A sua presença na Madeira (chega hoje ao fim do dia) prende-se com uma série da iniciativas relacionadas com a sua terra natal e a convite de várias entidades.
Às 18 horas celebrará missa na igreja de Câmara de Lobos, em homenagem às vítimas do massacre de Santa Cruz (cemitério de Timor-Leste, a 12 de Novembro de 1991).
A visita do antigo Bispo de Díli a Câmara de Lobos tem a ver particularmente com o lançamento do livro “Gentio de Timor”, da autoria do capitão Armando Pinto Correia (natural do Estreito de Câmara de Lobos), e que foi administrador de Baucau entre 1928 e 1934.
Trata-se de uma obra etnográfica e cultural de elevado significado para os timorenses e que agora é reeditada sob a coordenação de João Luís Gonçalves, com o patrocínio do Município camaralobense e prefácio de D. Ximenes Belo.
A apresentação desta obra está marcada para a próxima sexta-feira, às 15 horas, durante o Fórum da Associação de Escritores da Madeira que irá decorrer no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

In Jornal da Madeira.


. Assim ou assado:

plagiário (latim plagiarius, -ii)
adj. s. m.
Que ou aquele que plagia.

ou
plagiador
(ô)
s. m.
Plagiário.


plagiar -
v. tr. e intr.
Copiar ou imitar, sem engenho, as obras ou os pensamentos dos outros e apresentá-los como originais.

plagiato
s. m.
Acto de plagiar.

1 comentário: